Início Lagoas Lagoa de Apodi: Conheça a importância social, cultural e econômica desta lagoa...

Lagoa de Apodi: Conheça a importância social, cultural e econômica desta lagoa para o estado

2528
COMPARTILHE:

As lagoas do litoral do Rio Grande do Norte são bem conhecidas como um refúgio para turistas em época de férias. Dentre tais você vai encontrar a Lagoa de Apodi.

De tamanha importância social e econômica para o estado, esta região recebe poucos turistas durante o ano, mas é referência em cartões postais do estado. Veja algumas das principais características da Lagoa de Apodi.

Depois de ler este artigo aproveite para ler também:

Lagoa do Apodi

Bacia Potiguar

A Lagoa de Apodi faz parte da Bacia Potiguar, distribuída entre os estados do Rio Grande do Norte e Ceará. É a partir desta lagoa que alguns municípios dessas duas localidades são mantidos, além da mesma ser influente para o equilíbrio ambiental da região.

É a partir da Lagoa de Apodi que as principais espécies aquáticas são observadas, estudadas e preservadas, algumas atividades agrícolas acontecem há a recarga do lençol freático, além de outas atividades.

A Lagoa de Apodi

Esta lagoa é a maior em extensão do oeste do estado de Rio Grande do Norte. Na época da colonização do estado, nesta região viviam os índios e foi onde habitam os portugueses e holandeses por muitos anos também. Os moradores mais antigos da região, que possuem antepassados ainda dessa época, acumulam histórias passadas de geração para geração e registros antigos.

A Lagoa de Apodi tem um total de 15 quilômetros de extensão e dois quilômetros de largura. A profundidade atinge 10 metros ao seu centro, o que dá para acumular até 20 milhões de metros cúbicos de água nos períodos de cheia.

Turismo na Lagoa de Apodi

O turismo na Lagoa de Apodi funciona de uma forma bem diferente de outras lagoas do estado. Por aqui o acesso é feito mais como um passeio cultural e histórico do que de entretenimento. Apesar de sofrer com períodos constantes de seca, vale ainda a pena conhecer um pouco mais sobre a região e a história do estado.

O que chama mais atenção e atrai muitos turistas para a Lagoa de Apodi é também as suas imensas plantações de carnaúbas. As mesmas são usadas em diversos cartões postais do estado. Vale a pena conhecer a região e experimentar esta fruta bem saborosa.

Importância Social, Cultural e Econômica

Além de ter sido onde viveram os colonizadores do estado por muitos anos, a Lagoa de Apodi também foi palco de algumas pequenas lutas. A pesca e a plantação de verduras, frutas e legumes também é uma das atividades mais populares na região da Lagoa de Apodi. É com certeza uma região muito importante para o desenvolvimento do estado.

Lagoa de Apodi: Conheça a importância social, cultural e econômica desta lagoa para o estado
3.7 (73.33%) 3 votos

Comentários