Início Rio Grande do Norte Natal: A maravilhosa capital do Rio Grande do Norte

Natal: A maravilhosa capital do Rio Grande do Norte

8922
COMPARTILHE:

Segunda capital brasileira com menor área territorial, mas com a sexta maior densidade populacional do país, Natal RN, apesar de pequena é grandiosa em beleza e particularidades. Capital do Rio Grande do Norte, este município guarda uma série de histórias e pontos turísticos únicos.

Quem não conhece ainda a tímida Natal não imagina o gigante que se esconde atrás de suas dunas. Quer saber mais? Confira logo abaixo alguns detalhes sobre o principal município do Rio Grande do Norte.

Natal - RN
Imagem por: Esdras Rebouças Nobre

Um pouco sobre a história de Natal RN

A cidade de Natal foi fundada no ano de 1599, ainda na época do período colonial do Brasil. Tudo começou com a construção de um forte para proteger a capitania do Rio Grande do Norte. O mesmo foi elevado a partir do Rio Potengi, ponto estratégico onde dava a possibilidade dos portugueses observarem todo o território sem nenhuma ameaça.

Ainda assim Natal foi invadida por holandeses anos depois. Este povo deixou uma grande herança na cidade e favoreceu o seu desenvolvimento. Desde então a capital potiguar sofreu uma série de mudanças favoráveis e se destacou mundialmente devido sua beleza e seus monumentos.

As lindas e populares praias de Natal

Praia bonita e com cenários perfeitos é o que mais tem em Natal e todo o Rio Grande do Norte. Você encontrará costa para todos os gostos. Além das praias urbanas, ainda existem as maravilhas das áreas litorâneas estaduais. Fica até difícil escolher quais dessas você vai visitar naquelas férias mais curtinhas.

lindas e populares praias de natal

A Praia de Ponta Negra é ideal para começar o seu tour pela orla de Natal. Pode-se dizer que aqui é onde tudo acontece. É possível encontrar alguns dos melhores hotéis do estado, restaurantes conceituados, feiras, exposições, casas de shows e muito mais. Diz-se, por toda Natal, que Ponta Negra é a Copacabana Potiguar. E o titulo não é desmerecido! É na orla dessa praia que você também poderá ver o cartão-postal da capital, o Morro do Careca.

Seguindo um pouco mais pela costa da cidade, há também a Praia dos Artistas. Essa é muito popular e agitada. Coqueiros e quiosques rústicos fazem parte da estrutura decorativa daqui. Você encontrará pessoas de todas as idades circulando pela longa faixa de areia da praia, além de muita gente animada, que vem para cá aproveitar o sol delicioso de Natal.

Entre as praias populares que ficam em regiões além da capital, Pipa e Genipabu se destacam. A Praia da Pipa é o principal balneário do sul do Rio Grande do Norte. Para quem gosta de surfar, festas agitadas, movimento e muita badalação o dia inteiro, esse é o paraíso dentro do estado! Apesar de terem algumas partes menos agitadas, Pipa mantém-se dentro do roteiro de turistas mais elétricos e que estão dispostos à muitas aventuras.

Já a Praia de Genipabu é um verdadeiro oásis. Se você curte um bom passeio de buggy pelas lindas dunas do Rio Grande do Norte, achou o lugar perfeito para isso! Algumas produções de tv usaram esse paraíso como cenário. “Tieta do Agreste”, “Flor do Caribe” e o “Clone”, foram novelas da Rede Globo com cenas ambientadas em Genipabu. Aproveite para conhecer de perto todos esses lugares em roteiros bem especiais feitos por bugueiros locais.

Principais pontos turísticos do Rio Grande do Norte

Principais pontos turísticos de Natal RN

Discriminar os pontos turísticos de Natal resulta com certeza em uma lista bem prolongada. Apesar de serem locais que permitem uma visitação rápida, a importância dos mesmos para o desenvolvimento e história da cidade faz com que alguns não possam passar despercebidos. Veja alguns deles:

  • Centro de Lançamento da Barreira do Inferno: centro para lançamento de foguetes. Vale a pena conhecer pelos protótipos de foguetes e conhecer um pouco mais sobre as atividades da Aeronáutica brasileira.
  • Forte dos Reis Magos: local que deu origem a cidade. O Forte é aberto para visitação e como brinde você ainda tem um lindo por do sol.
  • Teatro Alberto Maranhão: principal teatro da cidade e onde acontecem diversos eventos voltados para o crescimento cultural de Natal.
  • Ponte Newton Navarro: uma das construções mais suntuosas do estado.
  • Museu da Cultura Popular: onde você encontra as principais heranças populares do Rio Grande do Norte e do Nordeste brasileiro.

Estes são apenas alguns dos pontos turísticos de Natal. Ainda existem as dezenas de lindas praias, lagoas, as dunas e outras formações que precisam estar em qualquer roteiro de turista que chega à cidade.

Faça os melhores passeios em Natal

Para aproveitar todas essas praias e lagoas lindas, além de outras que não foram citadas, fica faltando somente opções de passeios, não é verdade? Natal é um destino tão completo que também disponibiliza uma série de agências que programam passeios especiais para seus turistas. Você pode montar um roteiro ou optar por aqueles já programados pela empresa!

Passeios em Natal RN

Praticamente por onde você andar, entre as praias e lagoas do Rio Grande do Norte, será fácil encontrar um bugueiro oferecendo serviço de passeios. Por ser um veículo com tração nas 4 rodas, as opções de passeio de buggy são, em sua maioria, aventurando-se pelas dunas do estado. Vale a pena apostar se você gosta de emoção para suas férias.

Os passeios de quadriciclo também são bem comuns. Assim como o buggy, dá para se aventurar entre as dunas da região, mas a costa é o caminho preferido. Em Natal mesmo, é possível contratar agências que fazem um city tour pelos principais pontos turísticos, mas de uma forma diferente, pois você vai pela areia! É uma ótima oportunidade de conhecer todas as praias urbanas dessa capital.

Para quem gosta de praticar mergulho, também há passeios disponíveis para tal programação. As praias de Maracajaú, Perobas e Pirangi são as mais populares. Essas possuem parrachos e arrecifes com espécies de peixes e animais marítimos muito interessantes. Vale a pena também conhecer o Centro de Mergulho Natal Divers, principalmente se você for inexperiente na prática! Eles oferecem cursos e aulas por ótimos valores.

Finalizando os passeios em destaque, os voos de paraglider ou parapente, acontecem constantemente em Natal. A aparelhagem é bastante similar à um paraquedas e o passeio também proporciona quase que a mesma sensação de liberdade e aventura. Se é uma opção atraente para você, não haverá problema em encontrar profissionais alugando seus materiais para turistas. Basta pechinchar um ótimo preço e se divertir pra valer!

Visite os principais restaurantes de Natal e região

A culinária de Natal também merece destaque. Na cidade inteira você encontra ótimos restaurantes que oferecem o melhor que há da gastronomia local. Além desses, as feiras de comidas típicas encantam não apenas pelos pratos, mas por toda a ornamentação que a forma.

Restaurantes em Natal RN

Entre os restaurantes que você não pode deixar de ir, o Tábua de Carne está entre eles. Esse é o mais popular de Natal e oferece a melhor carne de sol da cidade. O Marenosso já possui uma vista invejável. Daqui você consegue ver a Praia dos Artistas por inteiro. O destaque está para o forró e todo o centro histórico da cidade, que cerca esse restaurante.

Dê uma passada também no Farofa D´água, na Praia de Ponta Negra, para experimentar diversos pratos regionais. Destaca-se aqui a estrutura muito bem feita, além da carne de sol com a farofa d’água, carro-chefe do estabelecimento.  Para fechar a nossa lista de ótimos restaurantes de Natal, o Camarões Potiguar não poderia ficar de fora. Requintando, esse serve o melhor camarão do estado. Além do tradicional, que fica na Praia de Ponta Negra, você também encontra o restaurante no Natal Shopping e no Midway Mal.

Experimente os pratos típicos de Natal

Pratos tipicos de Natal RN

A culinária de Natal é de um primor incrível! Os pratos são baseados em sua maioria nos ingredientes típicos da região, sendo justamente o que os deixa tão especiais. A forma artesanal como são feitos também chama a atenção e dá um sabor diferente. A Ginga com Tapioca é um exemplo. Uma especiaria simples, mas com um sabor delicioso. O prato é um “sanduiche” feito com uma tapioca convencional e recheada com ginga, uma espécie de peixe pequena, que é frita na hora.

Em todo o Rio Grande do Norte você encontra a Carne de Sol a Moda Potiguar, outro prato típico do estado. Ela é especial por ser servida com a manteiga da terra – ou manteiga de garrafa -, feijão verde, paçoca e macaxeira. Todos são acompanhamentos típicos do estado também.

E falando em Feijão Verde, esse também é um prato bem popular em Natal. Ele é servido como acompanhamento para diversos pratos regionais, mas também pode ser saboreado individualmente. Experimente o feijão verde com uma colher de nata fresca! Uma mistura de sabor único.

Sinta-se em casa e hospede-se nos melhores hotéis e pousadas em Natal

Com todos esses atrativos não pode faltar um bom lugar para ficar! Em relação ao setor hoteleiro de Natal, podemos destacar o Mirador Praia Hotel, na Praia de Ponta Negra. O empreendimento possui 29 quartos com vista para o mar e para o famoso Morro do Careca. Todos são muito bem decorados para levar o máximo de conforto aos hóspedes.

Para quem busca algo mais simples, mas aconchegante, a Pousada Manga Rosa será uma ótima escolha.        Ela também fica na Praia de Ponta Negra, mas em um cantinho bem reservado e tranquilo. Você tem toda a agitação do bairro próximo, mas sem precisar usufruí-lo quando não desejar.

Já para os turistas que quiserem um hotel mais completo, o Ocean Palace Beach entra no páreo. Ele fica na famosa Via Costeira e tem tudo o que você vai precisar para suas férias.

Festas típicas de Natal – RN

Natal ganhou popularidade devido duas festas que acontecem na cidade. A primeira é o Carnatal, que sempre ocorre no mês de novembro, entrando para o quadro dos maiores carnavais fora de época do pais. A segunda é o Natal, muito popular na cidade que se transforma por inteiro e ganha um ar bem típico dessa época.

Carnatal

Em Pipa, uma das praias mais populares do estado, também acontece o maior réveillon do Rio Grande do Norte. Se você visita Natal na época das festas de final de ano, não deixe de curtir esta data por aqui.

Facilite suas férias em Natal com os aluguéis de carro, quadriciclo e lancha

Finalizando a nossa lista de vantagens para aquelas férias perfeitas em Natal, você tem a opção de alugar veículos para passeios e turismo. Aos viajantes que não desejam pagar taxi ou depender do transporte urbano da cidade, pode optar pelo aluguel de carro. Há empresas de grande porte que oferecem o serviço por preços super acessíveis.

O aluguel de quadriciclo também é muito indicado para aquelas pessoas que desejam se aventurar pelas trilhas ecológicas de toda a Natal. Já para os turistas que desejam desbravar a costa da cidade, o aluguel de lancha é bastante indicado.

 

Com todas essas opções, fica difícil resistir à  Natal!

Natal: A maravilhosa capital do Rio Grande do Norte
4.9 (97.38%) 61 votos

Comentários