Início Praias Litoral Norte Praia do Cajueiro: Conheça a esquina do Brasil

Praia do Cajueiro: Conheça a esquina do Brasil

5022
COMPARTILHE:

A Praia do Cajueiro está situada numa enseada, ou seja, trata-se de um recorte na linha costeira do Rio Grande do Norte. Esse recorte faz com que se crie uma baía. Nesse espaço, que fica dividido entre porções mais elevadas, tais como formações rochosas, temos uma praia lindíssima e bastante diferenciada do habitual.

Por ficar em uma região com importância histórica riquíssima para o país, vale muito a pena conhecer esta costa. Veja por que.

Depois de ler este artigo aproveite para ler também:

Praia do Cajueiro

Herança Histórica e Cultural

A Praia do Cajueiro está no local que ganhou o apelido de “esquina do Brasil” ou “esquina do continente”, na cidade de Touros. O município abriga praias belíssimas que já chama muito a atenção de qualquer turista. Esta também é a parte onde o litoral brasileiro ganha sua curva mais drástica, fazendo o recorte entre o oceano Atlântico e o restante do continente sul-americano. É nesta

As praias daqui contam muito da história do Brasil, já que foi por onde as expedições portuguesas chegavam para colonizar o país, em meados de 1501. Quando desembarcavam no local, os enviados portugueses colocaram um marco fixo para delimitar a sua posse da região.

Este marco é justamente onde hoje fica o município de Touros. Tal marco também é considerado mais antigo do país implantado em um litoral. Numa placa de mármore que evidencia a cruz de Malta e o símbolo de referência a Ordem dos Cavaleiros de Cristo, ele está disposto na cidade para visitação.

Praia do Cajueiro - Litoral Norte RN

Mais tarde, o povoado continuou a significar muito para o país. Aqui foi uma área que participou de alguns dos processos para o desenvolvimento econômico do Brasil. Isso fez com que muitos colonizadores se fixassem definitivamente pela região. Dessa forma, a cidade também ganhou uma imagem de Bom Jesus dos Navegantes. Até hoje o santo é padroeiro do município e ganhou uma capela que levou mais de 22 anos para ser construída.

Além desses, um grande marco e que deixou marcas na história do município foi a construção do Farol do Calcanhar.  Este é o maior farol da América Latina até o momento. Além do mais, Touros é mantida com reconhecimento sob lei como a cidade que é porta de entrada para o descobrimento e a criação do Estado do Rio Grande do Norte.

Touros é uma grande referência dentro do estado mesmo sofrente uma subdivisão fazendo com que a cidade ganhasse novos formatos. O seu antigo território foi repartido para dar origem aos municípios de Maxaranguape, Pureza e São Miguel do Gostoso. Touros chama atenção também por sua riqueza em belezas naturais.

Cenário da Praia do Cajueiro

Se você quer um espaço para a prática de esportes aquáticos, como o surf, a Praia do Cajueiro é uma ótima opção. A Praia do Cajueiro é uma paisagem bastante preservada, pois a visitação de turistas ainda é pequena quando comparada com outras partes da costa do estado.

Praia do cajueiro RN

O visitante poderá se surpreender com a vista do Farol do Calcanhar ao sul da praia, com 68 metros de altura e cerca de 298 degraus até o topo. A praia ganha esse nome, pois antigamente era bem deserta e abrigava muitos cajueiros.

Estrutura na Praia do Cajueiro

Não espere encontrar vendedores ambulantes e nem barracas por aqui. A praia tem aquele clima típico de chegada e partida de jangadeiros e pescadores. É um local sossegado, com pouca estrutura e que mantém muitas construções ainda da época de sua fundação.

Existem poucos hotéis na região, mas nas cidades mais próximas também é possível encontrar opções para estadia. Quanto à restaurantes, alguns poucos e simples que ofertam para o turista um cardápio regional é comum por aqui.

Praia do Cajueiro: Conheça a esquina do Brasil
4.9 (98%) 10 votos

Comentários