Início Pontos Turísticos Rio Potengi: O local que deu origem à cidade de Natal /...

Rio Potengi: O local que deu origem à cidade de Natal / RN

5509
COMPARTILHE:

Foi a partir do Rio Potengi que a cidade de Natal teve início. Ele também é o principal rio do Rio Grande do Norte e desemboca em outras cidades de importância cultural e histórica.

Com nome originário da língua Tupi e que significa “água de camarão”, conheça um pouco mais da história do rio mais importante do estado potiguar.

Rio Potengi
Fonte da imagem: www.canindesoares.com

Origem do Rio Potengi

Quem primeiro avistou o Rio Potengi foram os colonizadores portugueses, ainda no século XVI. Esses circulavam pelas capitanias buscando terras para invadir e ancorar as suas embarcações, quando então chegaram até a região que hoje é o Rio Grande do Norte. O nome do estado veio justamente devido a extensão do Potengi, dando também origem ao nome da capitania à época.

Por muitos anos, o Rio Potengi serviu como principal fonte de abastecimento de água de algumas cidades do estado, como por exemplo: São Gonçalo do Amarante, Ielmo Marinho, São Paulo do Potengi e Macaíba. Nessas regiões também se desenvolveu a prática da natação pelo Potengi, o que é uma atividade recorrente até hoje.

Foi justamente pela fama de boas águas para a natação, que a Náutica Naval do Rio Grande do Norte – essa criada em 1965 -, passou a treinar os seus atletas nas águas do Rio Potengi.

Nascente e foz do Rio Potengi

A vasta nascente do Rio Potengi encontra-se na cidade de Cerro Corá, tendo sua foz na cidade de Natal, totalizando 176 quilômetros de extensão de uma ponta até a outra. Tanto a nascente como a foz encontram-se extremamente prejudicadas devido a ação dos homens. Em Natal, principalmente, há um projeto de revitalização das águas que podem voltar a abastecer as cidades de sua extensão, como também melhorar a paisagem e umidade de todos esses municípios.

Passeio pelo Rio Potengi

Em Natal você pode passear no catamarã-escola e conhecer uma boa parte do Rio Potengi. Além de conhecer de perto essas águas, você também aprende sobre a história e conhece de perto pontos estratégicos e que serviram de palco para grandes batalhas e disputas por terra, principalmente na época do descobrimento.

Rio Potengi

É às margens do Rio Potengi que você encontra o Forte dos Reis Magos – primeiro forte da capital e por onde a sua construção teve início – e Prédio de Arcos, uma base militar da década de 40 que hoje está abandonada. Esse tornou-se Patrimônio Estadual em 1990 e vale a pena ser visitado.

Rio Potengi: O local que deu origem à cidade de Natal / RN
4.4 (88.15%) 27 votos

Comentários