Início Pontos Turísticos Ponte Newton Navarro: Grandiosa, imponente e uma vista lindíssima

Ponte Newton Navarro: Grandiosa, imponente e uma vista lindíssima

7931
COMPARTILHE:

Quando foi terminada a sua construção, em 2007 e inaugurada no mesmo ano, ninguém imaginava que a Ponte Newton Navarro fosse se tornar um atrativo turístico tão interessante da cidade de Natal.

A princípio a ideia era ligar a zona norte com a zona leste da capital através do Rio Potengi. Além do acesso facilitado entre os dois lados da cidade, a Ponte de Todos, como é popularmente conhecida, guarda uma série de histórias boas e fatos ruins também. Vamos conhecer um pouco mais sobre elas?

Depois de ler este artigo aproveite para ler também:

Ponte Newton Navarro
Fonte da imagem: www.viajemaisturismo.com.br

Sobre a Ponte Newton Navarro

A sua construção teve inicio em 24 de outubro de 2004 e levou 6 anos para ser concluída. A imponência do projeto sempre foi grande, assinado pelo engenheiro Mario de Miranda, um italiano contratado exclusivamente para tal feito.

Ao todo são 1.8 quilômetros de extensão que levam pedestres e motoristas de um lado ao outro do Rio Potengi. Destes, 500 metros são sustentados apenas por cabos de aço. Estes por sua vez, ficam presos em apenas dois blocos gigantes, sendo cada um de 110 metros de altura. Já o resto da ponte recebe sustentação por barras convencionais.

O projeto da iluminação também foi do arquiteto italiano, tendo um trabalho cênico e outro rodoviário. A ideia é de que além de iluminar a ponte, ela também seja favorecida, recebendo aquele ar de ponte cinematográfica e digna de competir com outras tão suntuosas que se encontram pelo mundo.

Suicídios na Ponte Newton Navarro

A ponte também ficou marcada desde o dia de sua inauguração pela quantidade de pessoas que pularam ou tentaram fazer isso. O primeiro acidente de suicídio aconteceu justamente no dia do lançamento, poucas horas antes da governadora do estado “abrir” a Ponte Newton Navarro. Um homem se jogou do alto e veio a falecer logo no início da manhã.

Uma vista magnífica

Por toda a extensão da Ponte Newton Navarro existem placas de sinalização informando que não é permitido parar o carro, mas quem passa por aqui dificilmente resiste à linda vista do Rio Potengi e da cidade de Natal. Principalmente no final da tarde, quando o sol se põe, é fácil encontrar carros estacionados e pessoas tirando foto ou simplesmente aproveitando a paisagem.

Nem tudo são flores

Mesmo com a facilitação para o trânsito a Ponte Newton Navarro ainda sofreu com muitas críticas administrativas. As primeiras vieram ainda na época da construção, pois a governadora estava sendo acusada de superfaturamento.

Um dos ideais de construir a ponte foi para trazer um maior desenvolvimento para a zona leste de Natal e seu crescimento econômico. Tempos depois de sua inauguração, um jornalista da Tribuna do Norte teceu alguns comentários sobre tais avanços que não tinham sido reconhecidos pelo governo ainda. O artigo gerou polêmica entre políticos e a população.

Outra crítica aconteceu em relação ao trânsito. Uma das pautas foi também o descongestionamento da região norte de Natal, mas mesmo depois de dois anos da inauguração o local ainda permanecia com trânsito parado. Afora estes probleminhas, a Ponte Newton Navarro é um lindo lugar para se conhecer em Natal e vale a pena fazer esse passeio pelo menos uma única vez.

Ponte Newton Navarro: Grandiosa, imponente e uma vista lindíssima
5 (100%) 16 votos

Comentários