Início Gastronomia Carne de Sol à moda Potiguar: Impossível resistir este prato

Carne de Sol à moda Potiguar: Impossível resistir este prato

5063
COMPARTILHE:

Quando se fala em Rio Grande do Norte e suas comidas típicas, com certeza a carne de sol não deixará de ser lembrada. Conhecido nacionalmente por esse feito, o estado exporta sua carne para o Brasil inteiro e nada mais justo do que ter um prato em sua homenagem. A Carne de Sol à Moda Potiguar é muito comum nos restaurantes nordestinos, mas saboreá-la em sua terra natal, não tem preço.

Veja abaixo algumas particularidades sobre o prato e como fazer em sua casa!

Carne de sol potiguar
Fonte da imagem: viagem.uol.com.br

Acompanhamentos da Carne de Sol

Carne de sol potiguar acompanhamentos
Fonte da imagem: Praias de Natal

O que caracteriza a Carne de Sol à moda Potiguar não é na verdade a forma como ela é preparada, mas os seus acompanhamentos. A combinação destes deixará sua refeição ainda mais saborosa. Então uma autêntica Carne de Sol à Moda Potiguar é servida com:

  • Arroz de Leite.
  • Feijão Verde. Em alguns casos pode ser substituído pelo feijão de corda que tem a consistência muito parecida.
  • Macaxeira que pode ser frita ou cozida.
  • Farofa d’água ou farofa do sertão.
  • Vinagrete ou salada crua feita com alface, cebola, tomate e temperada com azeite.
  • Manteiga da Terra.

E claro, a carne de sol típica do Rio Grande do Norte.

Receita da Carne de Sol à Moda Potiguar

Carne de sol a moda Potiguar
Fonte da imagem: Divulgação.

Você não precisa ir ao Rio Grande do Norte ou comer esse prato delicioso apenas em restaurantes. Dá para fazer em casa e em qualquer parte do Brasil. Claro que se você está em Natal vai experimentar uma qualidade ainda mais superior, mas com um pouco de prática e a receita certa, você consegue matar seu desejo de comer uma Carne de Sol à Moda Potiguar.

Para fazer a carne de sol é preciso seguir o passo a passo abaixo:

  1. Os pedaços de carne não devem ultrapassar o 1 quilo de peso. Caso essa quantidade seja pouca para servir as pessoas, basta levar ao forno mais de um dele. Dê também preferência às peças mais magras, pois possuem o corte melhor.
  2. Abra as peças de carne e passe um pouco de sal de cozinha (o sal fino) por todos os lados. Deixe em um recipiente sem tampa e leve à geladeira por três dias. Controle o tempo de forma que três vezes por dia você vire a carne de lado e tire o líquido que está acumulado no recipiente.
  3. Depois dos três dias, basta levar ao fogo em uma panela com leite para que ela seja cozida. Dessa forma, sua carne ficará bem macia. Não é preciso lavar.
  4. Depois de cozida no leite, envolva a sua carne com papel alumínio e leve ao forno até soltar toda a água. Retire então o papel e deixe corar mais um pouco. A carne de sol também pode ser assada em uma churrasqueira. Evite deixar assar demais para que ela não perca a sua maciez.

Para aquelas pessoas que gostam de alimentos com pouquíssimo sal, podem ferver a carne na água antes de leva-la à panela com leite.

Depois de pronta é só servir com os acompanhamentos. Aqui mesmo no site você encontrará a receita de cada um deles!

Carne de Sol à moda Potiguar: Impossível resistir este prato
4.3 (86%) 10 votos

Comentários