Início Gastronomia Carne de Carneiro: A mais consumida em RN depois da Carne de...

Carne de Carneiro: A mais consumida em RN depois da Carne de Sol

4344
COMPARTILHE:

A carne de carneiro, depois da carne de sol, é a mais consumida e popular no estado do Rio Grande do Norte.

Grandes pratos feitos a partir desse animal são bem populares nos restaurantes de comida típica, mas com atenção dá para preparar em casa também.

Veja mais abaixo alguns exemplos de pratos servidos com a carne de carneiro e algumas dicas de como cozinha-los.

Depois de ler este artigo aproveite para ler também:

Carneiro
Fonte da imagem: Divulgação

Arroz de Carneiro de Carneiro

O arroz de carneiro veio como uma variação do famoso Maria Isabel. Neste último se usa carne de sol socada ou desfiada misturada em um arroz bem cremoso. No caso do arroz de carneiro o processo de preparação é o mesmo, mas você utilizará a carne do carneiro no processo.

Como ela é bem mais fina e não é seca como a carne de sol, você precisa deixa-la em um ponto ainda durinho de cozimento para poder desfiar bem. O restante do cozimento vai para a panela com o arroz. O tempero é o que você convencionalmente usa para cozinhar diariamente, mas indicamos não exagerar no gosto dos condimentos para você sentir bem a carne.

Arrumadinho de Carneiro

Outro prato também derivado da carne de sol. O arrumadinho com a carne de carneiro é muito comum no sertão do Rio Grande do Norte e em alguns casos você pode substituir o purê de macaxeira por purê de jerimum. É diferente, saboroso, mas precisa ser consumido logo após de preparado para que o gosto fique melhor.

Buchada com Carne de Carneiro

O carneiro e o bode são animais bem parecidos. A buchada tradicional leva a carne do segundo animal, mas no Rio Grande do Norte também é muito comum encontrar a famosa buchada de carne de carneiro.

Este prato consiste em preparar um “bolinho” com miúdos do carneiro como tripas, rim, fígado, coração e pulmão, costurados em uma espécie de saquinho do couro do animal. A buchada é servida cozida com arroz e farofa de cuscuz.

Assado de Carneiro

O assado pode ser feito a partir do perfil do carneiro temperado e cozido no forno. Ele também leva vinho tinto e limão como tempero. É muito delicioso para quem gosta de carne assada e muito servida em diversos restaurantes regionais de Natal. Para acompanhar, um bom arroz branco e farofa de cuscuz.

Carneiro na Brasa

O churrasco de carneiro é feito da mesma forma que o churrasco convencional, mas é preciso tratar bem a carne para que ela não fique dura. Para que o carneiro fique no ponto, deixe a carne marinando em uma vasilha com tempero e vinho branco de um dia para o outro. Ela ficará saborosa, leve e bem fácil de cortar.

Carne de Carneiro: A mais consumida em RN depois da Carne de Sol
5 (100%) 5 votos

Comentários