Início Gastronomia Cuscuz: Ótimo acompanhamento para os pratos típicos de RN

Cuscuz: Ótimo acompanhamento para os pratos típicos de RN

8434
COMPARTILHE:

O cuscuz é uma espécie de bolo feito a partir da massa flocada de milho. Ele é muito consumido no Nordeste e serve de acompanhamento para diversos pratos, doces e salgados.

Por ser tão variável dessa forma, comer cuscuz tornou-se hábito rotineiro de qualquer nordestino e no Rio Grande do Norte ele ganha um gosto especial, substituindo a farofa convencional em diversos pratos.

Você sabe preparar um belo cuscuz nordestino? Veja a receita abaixo e algumas dicas complementares.

Depois de ler este artigo aproveite para ler também:

cuscuz nordestino

Receita de Cuscuz Nordestino Tradicional

Para preparar o cuscuz tradicional é preciso dos seguintes ingredientes:

  • Fubá de milho flocado. Ele é encontrado facilmente em qualquer supermercado.
  • Água.
  • Sal à gosto.

Para preparar o seu cuscuz o processo é muito simples, basta seguir o passo a passo abaixo.

  1. Em um recipiente, despeje a massa do fubá e umedeça um pouco com água. Coloque o sal até o ponto que deseja e deixe descansando por cerca de 20 minutos. Se quiser também pode acrescentar um pouco de coco ralado na massa.
  2. Utilizando uma cuscuzeira acrescente 02 (duas) xícaras de café, com água. Geralmente esse tipo de panela deixa a água no fundo para aquecer a massa.
  3. No segundo compartimento, coloque a massa já descansada e tampe. Deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos.

Agora é só tirar o cuscuz da forma e servir quentinho. Ele pode ser saboreado sem mistura, com carne de sol, manteiga da terra, ovos fritos e o que seu gosto permitir. Para quem desejar o cuscuz na forma doce, basta acrescentar uma xícara de leite de coco e adoçar à vontade.

Se você não tem uma cuscuzeira em casa, pode usar duas panelas convencionais, em tamanhos diferentes, mas de encaixe. Basta colocar uma panela com água para ferver e quando esta atingir sua fervura, colocar a segunda panela ou uma forma de bolo com a massa do cuscuz para cozinhar.

Como fazer Cuzcuz Recheado

Você pode também rechear o seu cuscuz com carne, frango, queijo ou o que sua imaginação permitir. O processo de preparação é o mesmo ensinado no tópico anterior. A diferença é que em vez de despejar a massa por completo na forma, você vai colocar uma camada de fubá, no meio uma camada do recheio que você deseja e cobrir com outra camada de fubá. O tempo de cozimento é o mesmo.

Cuscuz Paulista x Cuscuz Nordestino

O conhecido cuscuz paulista também é muito vendido em todo o nordeste, mas existem algumas poucas e significantes diferenças entre eles. Os dois são feitos a partir da mesma massa, mas o cuscuz paulista é feito em uma forma convencional de bolo, leva diversos ingredientes e se assemelha muito à um bolo salgado de fubá.

Já o cuscuz nordestino, como você pode ver mais acima é feito somente com a massa do fubá e o leite de coco para deixa-lo com aspecto mais molhado. A massa do cuscuz também é muito usada no Nordeste como base para farofa. Os dois são deliciosos, mas se você não veio ainda ao Rio Grande do Norte, precisa experimentar esta receita para comprovar!

Cuscuz: Ótimo acompanhamento para os pratos típicos de RN
5 (100%) 5 votos

Comentários