Início Gastronomia Linguiça do Sertão: Um prato artesanal e diferenciado

Linguiça do Sertão: Um prato artesanal e diferenciado

3976
COMPARTILHE:

A linguiça do sertão é bem típica das cidades do interior no Nordeste. No Rio Grande do Norte ela é amplamente fabricada e consumida, mas somente em restaurantes menores você conseguirá experimentá-la. Ela possui um sabor bem diferenciado da linguiça convencional e também é feita artesanalmente.

Conheça um pouco mais sobre a linguiça do sertão, como prepara-la com aquele gostinho de Nordeste e outras particularidades do prato.

Depois de ler este artigo aproveite para ler também:

Linguiça do sertão
Fonte da imagem: Divulgação

Como preparar a Linguiça do Sertão

Preparar a linguiça do sertão é bem simples e basicamente como você faz com a linguiça convencional, mas existem alguns pontos que precisam ser levados em conta. Veja quais são.

  • A linguiça do sertão possui uma quantidade de sal muito maior do que a convencional. Isso se dá devido a fabricação, pois elas vão para o sol até secar, basicamente como é feito com a carne de sol. Sendo assim é preciso ferver antes de cozinhar ou fritar para que ela fique no ponto de consumo. O sal que existe na linguiça não é exagerado à um ponto de não ser consumido, mas pode ser prejudicial à saúde.
  • A fervura da linguiça também é essencial para retirar toda a impureza de sua fabricação. Como elas ficam em varais até atingir o ponto de secura, podem acumular poeira e muito mais. Basta você colocar sua linguiça em uma panela com água e deixar ferver por 15 minutos. Depois é só retirar a água e ferver novamente pelo mesmo tempo.
  • Após fervida basta fritar a sua linguiça do sertão convencionalmente. Após atingir o ponto, para dar aquele sabor especial corte cebolinha ou coentro sobre a mesma.

Elas devem ser consumidas preferencialmente no mesmo dia que são feitas.

Acompanhamento para Linguiça do Sertão

Por ser um prato tipicamente sertanejo, você precisa servir com acompanhamentos do tipo. Na mesa, juntamente com a linguiça podem ter de acompanhamento uma farofa d’água, feijão verde, feijão com arroz, arroz de leite, paçoca de carne do sol, feijão tropeiro, entre outros. Monte um cardápio bem elaborado para saborear as suas linguiças com perfeição.

Como comprar a linguiça do sertão fora do Nordeste

Dificilmente você encontrará linguiça do sertão em supermercado, como acontece no nordeste inteiro. Por ser uma comida passada de uma região para outra, é mais provável que elas sejam vendidas em mercados de comida popular ou em feiras típicas. O valor depende muito de lugar para lugar, mas em Natal elas custam cerca de 2 reais a unidade.

Linguiça do Sertão: Um prato artesanal e diferenciado
5 (100%) 3 votos

Comentários