Início Gastronomia Tapioca e Beiju: Duas guloseimas deliciosas

Tapioca e Beiju: Duas guloseimas deliciosas

6730
COMPARTILHE:

Registros históricos comprovam que a tapioca nasceu em Pernambuco, mas hoje não tem uma cidade do nordeste que você não encontre essa guloseima feita da goma de mandioca.

Apesar de existir uma similaridade, tapioca e beiju são duas comidas um pouco diferentes. Então conheça um pouco mais sobre cada uma delas e como prepará-las.

Depois de ler este artigo aproveite para ler também:

Receita de tapioca e beiju
Fonte da imagem: Divulgação

Tapioca x Beiju

A diferença é bem simples: O ingrediente. Enquanto a tapioca é feita a partir da goma da mandioca, o beiju é preparado a partir da massa da mandioca. Cada um desses ingredientes leva um processo de preparação diferente e isso resulta diretamente na consistência do prato. A tapioca possui uma liga maior enquanto o beiju é mais seco e durinho.

Receita da Tapioca

Tanto no Rio Grande do Norte, como em qualquer estado do Nordeste você consegue comprar a goma da mandioca já preparada para fazer sua tapioca. Caso não encontre dessa forma, basta usar o polvilho doce. Neste segundo caso é preciso molhar, deixar secar e então passar em uma peneira. Acrescente sal e você tem a mesma goma de tapioca já preparada.

Para fazer é muito simples. Esquente uma frigideira e espalhe duas colheres de sopa bem cheia com a goma já preparada. Aguarde aproximadamente 30 segundos e vire. Aguarde o mesmo tempo e basta apagar o fogo. Depois é só passar a manteiga ou o recheio que você deseja e servir.

Receita do Beiju

Para fazer o beiju tradicional, você vai precisar da massa da mandioca, mas caso não venda em sua cidade, também pode usar a mesma goma que usou para fazer a mandioca. O processo é um pouco semelhante, mas o toque final é que traz a mágica para a sobremesa.

Você vai precisar da goma da mandioca e coco ralado para preparar seu beiju. Esquente a frigideira e despeje duas colheres da goma, assim como foi indicado no tópico anterior. Quando a mesma estiver no ponto, acrescente o coco, sem virar para preparar o outro lado. Retire da frigideira com uma espátula e repita o processo até a quantidade que deseja.

Leve todos os beijus que você preparou anteriormente para o forno em uma assadeira comum. Deixe em temperatura leve e observe até dourar o coco. Caso queira, pode peneirar um pouco de queijo ralado sobre o beiju antes da segunda etapa.

Agora é só esperar esfriar e servir. Depois de frio ainda é possível acrescentar algum recheio doce ou salgado. Ele ficará um pouco endurecido, parecendo um biscoito. Esse é o ponto certo da sua sobremesa.

Onde comer Tapioca e Beiju em Natal?

Escolher um único local para saborear a tapioca e o beiju em Natal é até difícil, diante a grande variedade de restaurantes e tapiocarias na cidade. A Casa de Taipa, que fica na Praia de Ponta Negra é uma casa especializada em tapiocas e beijus.

No Centro de Turismo de Natal, no bairro de Petrópolis também é possível experimentar estas iguarias. Todos os dois restaurantes podem ser encontrados aqui no site, na página relacionada. Basta escolher a melhor opção e saborear deliciosas tapiocas e beijus natalenses.

Tapioca e Beiju: Duas guloseimas deliciosas
5 (100%) 5 votos

Comentários