Início Gastronomia Caranguejada: Aprenda a preparar você mesmo!

Caranguejada: Aprenda a preparar você mesmo!

11277
COMPARTILHE:

Uma boa caranguejada em uma tarde à beira mar de Natal é uma combinação irresistível, não acha?

Este é um prato muito procurado no nordeste inteiro e se você também é fã de caranguejos, ainda pode preparar em casa mesmo. É bem simples e dá para ser servido em diversas ocasiões.

Conheça a receita de uma boa caranguejada e algumas particularidades sobre o prato.

Depois de ler este artigo aproveite para ler também:

caranguejada
Fonte da imagem: Divulgação

Acompanhamento da Caranguejada

Dificilmente você receberá um prato de caranguejos com algum acompanhamento, em Natal e no Nordeste inteiro. Geralmente eles são servidos unicamente, mas se você quiser um prato completo, sirva então a caranguejada com:

  • Pirão feito de farinha fina com caldo da caranguejada.
  • Vinagrete feito com tomate, cebola e pimentão.
  • Salada verde crua com tomate, alface e cebola, temperada com azeite.
  • Ovo Cozido na própria panela da caranguejada.
  • Farofa.
  • Arroz branco.

Você pode servir seu prato de uma forma mais completa com cada um dos acompanhamentos acima, ou servir apenas com alguns deles. Tais porções são indicadas para aquelas pessoas que querem usar a caranguejada como uma refeição completa.

Ingredientes para a Caranguejada

Para fazer a sua caranguejada, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Leite de coco. A quantidade é equivalente a uma garrafa, destas que vendem em supermercado. Caso você queira usar o leite de coco in natura, basta fazer a equivalência do peso.
  • 1 tomate e meio.
  • Meio Pimentão.
  • Uma cebola roxa. Corte-a em picadinhos para temperar e caso queira usar como decoração depois do prato feito, use outra cebola em rodelas.
  • Cebolinha.
  • Sal

A quantidade dos ingredientes acima é suficiente para preparar um prato com até 10 caranguejos. Caso queira aumentar esta quantidade, basta fazer a equivalência.

Caranguejada
Fonte da imagem: viajeaqui.abril.com.br

Receita da Caranguejada

Já com os ingredientes em mãos, basta seguir o passo a passo abaixo para preparar a sua caranguejada.

  1. Lave cada um dos caranguejos que serão levados à panela. Isso pode ser feito em água corrente e com uma escova de dente velha. Confira se toda a areia e lama foram retirados antes de levar à panela. Reserve os caranguejos.
  2. Em uma panela grande o suficiente para ocupar todos os caranguejos, preencha com um pouco de água e misture o tomate, a cebola, o pimentão e todos os ingredientes que escolheu acrescentar em sua caranguejada. Todos devem ser cortados em picadinhos para dar o gosto necessário do prato.
  3. Depois de ferver, acrescente o leite de coco e deixe mais um pouco até começar a borbulhar.
  4. Despeje todos os caranguejos na panela e tampe bem. Os seus caranguejos podem estar vivos ou já mortos.

O tempo de cozimento é de aproximadamente 30 minutos. O ponto certo é quanto seus caranguejos estiverem com a casca completamente avermelhada.

Como servir a Caranguejada

O correto é servir a caranguejada com o caldo do leite de coco e o tempero que é formado na panela. Algumas pessoas retiram os caranguejos, mas dependendo da exposição eles ficam secos em pouco tempo. Com o caldo, você saboreia sua caranguejada sempre deliciosa.

Para comer, use uma tábua de caranguejo ou de carne com um pilão. Como dica, mergulhe sempre a carne no caldo para dar aquele gosto especial.

Caranguejada: Aprenda a preparar você mesmo!
4.4 (88.57%) 14 votos

Comentários