Início Gastronomia Bobó de Camarão: Um prato que todos adoram

Bobó de Camarão: Um prato que todos adoram

4566
COMPARTILHE:

O Bobó é um prato bem típico do Brasil, principalmente da região Nordeste. A sua consistência se assemelha a um creme e dependendo do ingrediente principal pode ser mais ou menos pastoso.

Aqui você conhecerá um pouco mais sobre o Bobó feito a partir do camarão, que é o mais tradicional e considerado também o mais saboroso.

Este prato é servido nos principais restaurantes regionais de todo o Rio Grande do Norte, mas pode ser feito facilmente em sua casa. Experimente!

Depois de ler este artigo aproveite para ler também:

bobó de camarão
Fonte da imagem: Divulgação

Acompanhamento do Bobó de Camarão

O Bobó de camarão pode ser consumido sem acompanhamento, mas caso você sinta necessidade, misture-o com arroz branco e bem soltinho que fica maravilhoso. Evite combinar com outros pratos de consistência mais úmida e também algum que envolva farinha.

Ingredientes para preparar o Bobó de Camarão

Existem diferentes formas de preparar o bobó de camarão, a receita que você encontra logo mais, é a mais tradicional e simples. Claro que se você desejar pode acrescentar um ou outro tempero de sua preferência caso estes contribuam para um sabor melhor do seu prato. Para preparar o bobó de camarão, tenha em mãos os seguintes ingredientes:

  • 1 quilo de camarão sem casca.
  • Suco de limão. Para 1 quilo de camarão, você pode usar o suco de meio limão, caso sinta necessidade e queira dar um gostinho mais azedinho ao seu bobó, pode colocar um pouco mais. Cuidado apenas com os exageros para não comprometer o sabor dos outros ingredientes.
  • 3 colheres de sopa, com azeite.
  • Sal.
  • Dente de alho.

Para preparar o molho do seu bobó de camarão, você precisará de outros ingredientes. São eles:

  • Salsa. O indicado é usar 4 colheres de sopa, mas a quantidade fica ao seu gosto.
  • 3 colheres de chá, com azeite.
  • 2 tomates. Use o tomate sem a pele e sem semente. Pique-os em cubinhos mínimos.
  • 2 dentes de alho picadinhos.
  • 2 xícaras de chá, com leite de coco. Você pode usar o leite de garrafinha, que pode ser comprado em qualquer supermercado ou tirar o mesmo a partir do sumo do coco.
  • 1 xícara de chá, com cebola picadinha.
  • 2 xícaras de chá bem cheia com macaxeira cozida e já espremida. Você fará uma espécie de purê de macaxeira, mas sem nenhum ingrediente extra.

Com todos os ingredientes providenciados, basta seguir o passo a passo abaixo para fazer o seu bobó de camarão.

Receita do Bobó de Camarão

Providenciou todos os ingredientes? Agora basta seguir o passo a passo abaixo para preparar facilmente o seu bobó de camarão.

  1. Em uma panela despeje o azeite e deixe esquentar um pouco. Então despeje o camarão temperado com o sal, o dente de alho e o suco do limão. Deixe refogando até pegar um pouco de cor e apague o fogo. Deixe reservado.
  2. Em outra panela, você vai preparar o molho. Acrescente o azeite até que ele fique aquecido. Misture então a cebola e o alho até que eles dourem um pouco. Acrescente o leite de coco, sempre mexendo e despeje toda a mandioca já amassada. Mexa bem até formar uma espécie de creme bem consistente. Agora é só colocar o camarão e esperar ferver por completo.

Depois é só servir ainda quente com um pouco de arroz branco.

Bobó de Camarão: Um prato que todos adoram
4.5 (90%) 4 votos

Comentários