Início Gastronomia Camarão à Oceania: Um prato bastante popular no nordeste

Camarão à Oceania: Um prato bastante popular no nordeste

3030
COMPARTILHE:

O camarão é muito consumido em todo o litoral brasileiro, mas é no nordeste onde ele é encontrado em maior abundância. A quantidade de pratos elaborados a partir desse item é muito imensa e praticamente incontável.

Entre eles você encontra o Camarão à Oceania, que foi exposto em Natal e ganhou popularidade no nordeste inteiro.

O fato se deu na 3ª Fenacam – Feira Nacional do Camarão. Ela acontece todos os anos na capital do Rio Grande do Norte recebe distribuidores, chefs, criadores e muitos outros profissionais ligados ao cultivo e consumo do camarão em toda a América Latina.

Já se passaram mais de 10 edições do evento, mas foi na terceira que o Camarão à Oceania foi apresentado pelo stand do Senac.

Aprenda mais abaixo a preparar o Camarão à Oceania de uma forma bem simples e deliciosa. Descubra porque a mistura de ingredientes simples e regionais tornou-se um dos pratos mais conhecidos dos natalenses.

Depois de ler este artigo aproveite para ler também:

camarão à oceania
Fonte da imagem: www.groupon.com.br

Acompanhamento do Camarão à Oceania

O Camarão à Oceania deve ser servido unicamente para degustação ou acompanhado de arroz branco e batata palha.

Ingredientes do Camarão à Oceania

Para fazer o seu Camarão à Oceania, é preciso ter em mãos alguns ingredientes. Estes são:

  • Camarão sem casca. A receita levará como base 250 gramas de camarão.
  • Amido de milho. Este será usado para engrossar o caldo do prato, então no máximo duas colheres de sopa é o suficiente.
  • Meia xícara de café, com leite de coco. Este pode ser o leite industrializado, comprado em garrafinhas ou in natura, extraído do próprio fruto.
  • 1 copo americano com suco de cajá. O mesmo pode ser industrializado, mas procure usar o suco natural da fruta para deixar o prato mais saboroso.
  • 150 gramas de macaxeira cortada em rodela.
  • Tempero à gosto. O tradicional Camarão à Oceania leva salsinha, pimenta do reino, alho e cebola.
  • Azeite.
  • Óleo de soja.

Não foi incluído no ingrediente a quantidade do acompanhamento, mas considere uma xícara de arroz cozido para esta porção de camarão.

Receita do Camarão à Oceania

Com todos os ingredientes em mãos, chegou o momento de preparar o seu Camarão à Oceania. Basta então seguir o passo a passo mais abaixo:

  1. Em uma panela despeje um pouco de azeite e acrescente a cebola e o alho. Deixe refogando até dourar um pouco e despeje o camarão. Mexa bem até ferver e apague o fogo. Deixe reservado.
  2. Com uma frigideira no fogo, acrescente o suco do cajá e o amido de milho, mexendo bem até que o pó dissolva por completo. Quando começar a ferver, despeje o leite de coco. Caso queira também pode dissolver as duas colheres do amido de milho em um pouco de água antes de misturar com o suco de cajá e o leite de coco.
  3. Agora acrescente o camarão, o sal e o coentro. Deixe no fogo baixo até cozinhar por completo.
  4. Em uma panela com óleo quente, frite as macaxeiras.

Agora basta servir em um prato devidamente decorado. Coloque a porção de arroz, a macaxeira frita e despeje o seu camarão com o molho.

Camarão à Oceania: Um prato bastante popular no nordeste
5 (100%) 4 votos

Comentários