Início Gastronomia Escondidinho: Quem acha se delicia em Natal RN!

Escondidinho: Quem acha se delicia em Natal RN!

3374
COMPARTILHE:

Quando se fala em escondidinho, imediatamente as pessoas associam à carne de sol. Este saboroso prato do Nordeste é muito servido em toda a cidade de Natal e não teria lugar melhor para prepara-lo do que na terra da carne de sol, não é verdade?

Aqui você conhece um pouco mais sobre esta delícia e também aprenderá a fazer em casa mesmo. Confira.

Depois de ler este artigo aproveite para ler também:

Escondidinho de carne de sol
Fonte da imagem: Divulgação

Ingredientes do Escondidinho

Não se sabe a origem certa do escondidinho, mas firma-se que ele veio do Nordeste pelos ingredientes utilizados. Para fazer o prato tradicional, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Carne de sol, carne seca, jabá, frango, ou qualquer outro tipo de carne que você deseja usar como “recheio”. O prato tradicional, como foi dito mais acima, utiliza a carne de sol como ingrediente. A quantidade vai depender do seu prato.
  • Macaxeira ou batata inglesa. Estas duas variações são as mais populares, mas a macaxeira é a raiz tradicional para a preparação do prato.
  • Manteiga de garrafa.
  • Requeijão.
  • Queijo Coalho.
  • Tempero para a carne. Você pode usar tomate, cebola e coentro ou também não utilizar nada, apenas o sal natural da carne.

Como foi dito, a quantidade de cada ingrediente vai depender de quantas pessoas você vai servir. Para ter uma média, a cada 1 quilo de macaxeira, 250 gramas de carne de sol é o essencial.

Como preparar o Escondidinho

Para preparar o seu escondidinho é bem simples. Aqui nós vamos levar em conta o convencional, ou seja, a carne de sol. Então basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Em uma panela cozinhe a macaxeira apenas com a água. Deixe fervendo até atingir um ponto onde a raiz esteja bem mole e fácil de ser amassada.
  2. Após cozinha amasse todas as macaxeiras ou passe em um triturador a ponto de fazer um purê. Acrescente o creme de leite e coloque para ferver. Deixe até atingir um ponto bem cremoso. Reserve esse purê.
  3. Em uma panela, coloque a carne de sol para ferver e tirar um pouco do sal. Deixe no fogo por 15 minutos e troque a água, deixando pelo mesmo tempo.
  4. Após os dois dessalgues da carne, despeje um pouco de óleo e coloque-a para fritar. Você pode temperar como deseja. Após frita, existem duas formas de usar a carne em um escondidinho. Você vai cortar a carne de sol em cubinhos de tamanhos razoáveis ou moê-la, mas não deixe muito fina. O prato tradicional usa a carne em cubinhos. Reserve.
  5. No refratário onde será montado o seu escondidinho de carne de sol, comece colocando o purê de macaxeira, acrescente uma camada de carne e finalize com outra camada de purê de macaxeira. Para fechar o prato, polvilhe o queijo coalho ralado e leve ao foro para dourar.

Agora é só servir e aproveitar esse prato muito delicioso. Quando mais frio você consumir o escondidinho de carne de sol, mais consistente ficará o purê.

O escondidinho não precisa de acompanhamento, mas se você desejar um prato mais completo, pode servi-lo com arroz branco.

Escondidinho: Quem acha se delicia em Natal RN!
5 (100%) 6 votos

Comentários