Início Gastronomia Arroz de Leite: Aprenda como fazer você mesmo!

Arroz de Leite: Aprenda como fazer você mesmo!

7643
COMPARTILHE:

Um dos principais acompanhamentos da carne de sol é o arroz de leite. É muito comum ver em muitos restaurantes de comidas típicas de Natal RN, este prato delicioso e tão a cara do Nordeste.

Se você comeu este arroz diferente e deseja fazer em casa também, mais abaixo tem a receita ensinando como fazer com perfeição. Providencie todos os ingredientes e faça hoje mesmo.

Se você ainda não foi à Natal, mas ouviu falar do prato, aproveite também a oportunidade para experimentá-lo.

Depois de ler este artigo aproveite para ler também:

Arroz de Leite
Fonte da imagem: Divulgação

Ingredientes do Arroz de Leite

Para preparar o seu arroz de leite, é preciso ter em mãos os seguintes ingredientes:

  • 01 (uma) xícara e meia de arroz cru.
  • Meia xícara de leite.
  • 05 xícaras de água.
  • 01 (uma) colher de sopa com manteiga ou margarina.
  • Sal à gosto.

Use uma xícara de café como medida e para todos os outros itens, meça com a mesma. Dessa forma os ingredientes serão cozidos na proporção devida. A receita foi feita levando em base a quantidade de arroz citada acima. Caso você queira cozinhar mais do que o indicado, faça a relação com os outros ingredientes.

Como fazer o Arroz de Leite

Com todos os ingredientes listados acima já em mãos, basta seguir o passo a passo abaixo e preparar o seu arroz de leite.

  1. Prepare o arroz como de costume, mas não aplique nenhum tempero além do sal.
  2. Em uma panela, ferva a água e quanto atingir temperatura de borbulha, despeje o arroz. Deixe cozinhando por completo, até secar toda a água.
  3. Após cozinhar seu arroz e secar a água completamente, despeje a manteiga ou margarina e o leite. Mexa até misturar bem e deixe cozinhar mais um pouco.
  4. Aguarde o leite secar, mas atente-se para que a consistência do seu arroz fique cremosa. O leite não pode ficar totalmente seco.

Como servir o Arroz de Leite

Por ser um prato bem cremoso, não é indicado servir o arroz de leite com uma mistura também cremosa. O melhor é deixa-lo acompanhar um prato seco, como carne de sol, camarão, peixe, etc. Sirva o seu arroz ainda quentinho para pode saboreá-lo com mais perfeição. Caso precise conservar, faça isso em um recipiente com tampa e evite colocar colheres sujas depois de leva-lo ao freezer.

Importante: Em algumas cidades, o arroz doce é chamado de arroz de leite também. Neste caso, falamos do arroz próprio do nordeste, servido com pratos salgados. Caso deseje a receita do arroz doce, você também encontrará aqui no site.

Arroz de Leite: Aprenda como fazer você mesmo!
3.9 (77.14%) 14 votos

Comentários