Início Pontos Turísticos Igreja Matriz de Natal: Um dos pontos turísticos de destaque na cidade.

Igreja Matriz de Natal: Um dos pontos turísticos de destaque na cidade.

2719
COMPARTILHE:

Durante todo o período de colonização do Brasil, todas as cidades fundadas sempre começavam a partir de uma igreja. Eram os padres jesuítas que ficavam com a responsabilidade de catequizar a população, que em sua maioria era de índios.

No caso da Igreja Matriz de Natal foi inaugurada no início do século XVII e até hoje é um dos pontos turísticos em destaque na cidade.

Depois de ler este artigo aproveite para ler também:

Igreja Matriz Natal

História da Igreja Matriz de Natal

A capelinha foi construída em 1599 para a missa de fundação da capital do Rio Grande do Norte. Alguns anos depois, em 1605, o padre Gaspar Gonçalves da Rocha elevou a categoria da capelinha para a igreja nomeando-a de Nossa Senhora da Apresentação, permanecendo até hoje com tal batismo.

Em 1633 com a invasão dos holandeses no Rio Grande do Norte a igreja de Nossa Senhora da Apresentação tornou-se um templo calvinista e permaneceu assim até a expulsão desse povo, em 1654. Todos os registros dessa época foram destruídos e de herança somente a memória de populares que viviam na cidade nestes anos.

A partir de tal ano a igreja ganhou impotência em Natal e tornou-se a principal catedral da cidade. Hoje não somente missas são realizadas, mas visitas com intuito de conhecer mais a história da capital potiguar em suas diversas fases de construção.

Monumento Histórico e Cultural

Não somente por ter sido a primeira igreja da cidade, mas pela herança cultural que ela guarda, a matriz da capital foi tombada pelo Governo do Estado e atualmente é um monumento pertencente à Arquidiocese de Natal. Ela fica localizada na Praça André de Albuquerque, onde em tempos passados era conhecido como Rua Grande.

Quem foi Nossa Senhora da Apresentação

A santa que deu nome à matriz de Natal é também a padroeira da cidade. Esta é na verdade a Nossa Senhora do Rosário que foi encontrada boiando nas águas do Rio Potengi no dia 21 de novembro de 1753. Esse fato aconteceu no dia que acontecia um evento na cidade chamado de Apresentação de Maria ao Templo de Jerusalém.

Mesmo não existindo nenhum documento registrado sobre tal acontecimento, os contos populares dizem que fato realmente aconteceu e até hoje a mesma santa que foi encontrada dentro de um caixote e em meio à rochas do rio, ilustra a igreja matriz da cidade.

Conheça a Igreja de Nossa Senhora da Apresentação

Você pode visitar a Igreja Matriz de Natal em seus horários de funcionamento e organizar passeios em grupo também. Ela fica no bairro Cidade Alta e se mantém aberta de segunda à sexta das 09 às 19 horas, aos sábado das 09 às 13 horas e aos domingos das 06 às 11 horas e de 13 às 19 horas. Nestes horários são realizadas missas com o arcebispo local.

O contato pode ser feito através do email contato@apresentação.org.br ou pelo telefone (84) 2020 9085. Também é possível acompanhar os eventos através da página da Igreja de Nossa Senhora da Apresentação no facebook. Clique aqui e veja a movimentação da igreja, mas é preciso ter conta ativa nesta rede social para acessá-la

Igreja Matriz de Natal: Um dos pontos turísticos de destaque na cidade.
5 (100%) 6 votos

Comentários