Início Pontos Turísticos Palácio Potengi (Pinacoteca Potiguar): Conheça mais sobre a história e herança cultural...

Palácio Potengi (Pinacoteca Potiguar): Conheça mais sobre a história e herança cultural do estado!

4633
COMPARTILHE:

Sediado no bairro da Cidade Alta, em Natal, o Palácio Potengi foi construído no século 19 e até meados dos anos 80 serviu como sede para o governo do Rio Grande do Norte. Hoje funciona um magnífico espaço cultural com uma pinacoteca de acervo incrível e importante.

Durante suas férias na cidade, não deixe de visitar o espaço e conhecer um pouquinho mais da herança cultural que a cidade de Natal tem para oferecer. Conheça mais um pouco sobre tal espaço!

Depois de ler este artigo aproveite para ler também:

Palacio Potengi

O Palácio Potengi

A construção do Palácio Potengi aconteceu entre os anos de 1865 e 1873. O engenheiro responsável pelo projeto foi Ernesto Augusto Amorim, instituído pelo então chefe da província de Natal, Olindo José Meira. A intenção de criar o prédio foi para que ele servisse como Tribunal do Júri e também como Assembleia Legislativa.

Quando foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), passou a ser um centro cultural muito importante não apenas para Natal, mas para o país inteiro. O Palácio Potengi conta com um acervo com mais de 500 obras registradas e expostas. Além de tais, o local ainda dispõe de temporadas exclusivas com exposições especiais.

Pinacoteca do Estado

O objetivo de manter uma pinacoteca no Palácio Potengi veio da necessidade de expor, incentivar e também conservar as artes visuais do estado do Rio Grande do Norte. Ao todo são seis núcleos voltados para esta ação com salas reservadas exclusivamente para exposição de artistas locais. Além do acervo e do espaço, todo o conjunto mobiliário do Palácio Potengi foi mantido para deixar a pinacoteca ainda mais grandiosa.

Conheça o Palácio Potengi e a Pinacoteca Potiguar

Como você pode ver, esse espaço é incrível e vale a pena visita-lo para conhecer um pouco mais sobre a história do Rio Grande do Norte, assim como do Brasil. Dependendo da época é possível também conferir alguma exposição ou um evento cultural que sempre acontece por aqui.

Para grupos maiores de visitantes a administração do lugar orienta o agendamento. Isso evita que não tenha estrutura suficiente para determinado dia ou que haja algum evento já programado que limite o acesso dos mesmos. Tal agendamento ou qualquer outra dúvida pode ser sanada através do email de contato pinacotecarn@gmail.com ou pelo telefone (84) 3231 3498 | (84) 3211 7056.

Através da fanpage no Facebook também é possível acompanhar todas as atividades da Pinacoteca e ficar por dentro de todos os eventos. Clique aqui e confira a agenda para se programar!

Palácio Potengi (Pinacoteca Potiguar): Conheça mais sobre a história e herança cultural do estado!
5 (100%) 6 votos

Comentários