Início Pontos Turísticos Centro de Lançamento da Barreira do Inferno

Centro de Lançamento da Barreira do Inferno

7243
COMPARTILHE:

Foi em Natal onde construíram a primeira base aérea da América do Sul. O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, o CLBI, ou simplesmente Barreira do Inferno como é popularmente chamado, foi inaugurado no ano de 1965 e tem como função o lançamento de foguetes.

Você já visitou uma base aérea anteriormente em sua vida? Então não deixe de conhecer este lugar enquanto estiver e Natal. Além de importante no quesito tecnológico e aeroespacial, a Barreira do Inferno ainda carrega um contexto histórico muito importante. Saiba mais!

Depois de ler este artigo aproveite para ler também:

Centro de lancamento barreira do inferno

Porque Barreira do Inferno?

A ideia do nome não guarda nada tenebroso como pode ser imaginado. Este centro do lançamento foi batizado com esse nome devido a sua localização. Ele fica em uma zona de dunas na Praia da Ponta Negra e esta faixa litorânea é chamada popularmente pelos pescadores locais da Barreira do Inferno. A denominação veio a partir de suas falésias que ficam sempre muito vermelhas ao amanhecer e parecem uma mureta de fogo.

Porque um Centro de Lançamento?

A necessidade da criação de um centro de lançamento nesta região partiu da missão de coletar dados de cargas úteis que se encontram no espaço e analisar cada uma delas. Da mesma forma, o centro faz o rastreio de diversos engenhos aeroespaciais, realiza estudos, testes, pesquisas e diversos outros experimentos que possam ajudar a desenvolver tecnologicamente o sistema da Aeronáutica brasileira.

Lançamentos Importantes

Claro que ao conhecer um centro de lançamento você irá querer saber sobre seu funcionamento. Desde quando foi lançado, em 1965, até os dias atuais, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno pode realizar algumas atividades bem importantes e marcantes para sua história. Veja algumas destas:

  • Lançamento do Nike Apache. Este foi o primeiro foguete a ser lançado pelo centro. A inauguração do local aconteceu em outubro e o Nike Apache foi aos céus em dezembro do mesmo ano. Ele foi fabricado nos Estados Unidos e tinha função de sondagem aérea.
  • Projeto Exametnet.  Assim foi chamada os 207 lançamentos que aconteceram entre os anos de 1966 e 1978. O objetivo era estudar a atmosfera.
  • Projeto Ozônio. Este projeto também tinha o objetivo de estudo, mas dessa vez da camada de ozônio. A quantidade de lançamentos também foi bem menor, apenas 81 e tais aconteceram entre os anos de 1978 e 1990.
  • Ariane. Assim é chamado um veículo espacial desenvolvido em conjunto com o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno e a Agência Espacial Europeia, com a finalidade de rastreio e segurança de veículos de satélites.

Além destes, mais de 400 foguetes já foram lançados pelo centro.

Conheça mais do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno

Por ser um projeto bem único e muito interessante, vale bem a pena conhecer seu funcionamento e entender mais de sua implantação em Natal. O site do centro apresenta toda essa movimentação e muito mais. Você clicando aqui poderá acessar a página e conferir a agenda de funcionamento.

Não deixe também de visitar o local e ver de perto toda a maravilha que se passa por aqui.

Centro de Lançamento da Barreira do Inferno
4.8 (95%) 20 votos

Comentários