Início Lagoas Lagoa de Piató: Vale muito a pena conhecer este lugar lindo

Lagoa de Piató: Vale muito a pena conhecer este lugar lindo

4220
COMPARTILHE:

Esta lagoa está localizada na pequena cidade de Assú e levando em conta as famosas lagoas do litoral do Rio Grande do Norte, esta é a que se localiza mais distante de Natal.

São 210 quilômetros que dividem a lagoa da capital potiguar, mas vale muito a pena o deslocamento. Uma vista linda e única forma a região e você retornará para casa repleto de registros incríveis. Veja o que vai encontrar na Lagoa de Piató e como programar a sua viagem para essa região.

Depois de ler este artigo aproveite para ler também:

Lagoa do Piató

A Lagoa de Piató

Até 1972 a Lagoa de Piató passou por alguns problemas de seca. Desde o seu surgimento até aproximadamente os anos 20 esta formação teve seu fluxo de água reduzido até que secou totalmente. Foi preciso então realizar a construção de um canal de desobstrução para que a lagoa voltasse às ativas novamente.

Tal desdobramento foi feito pelo governo de Cortêz Pereira, mas ainda assim as belezas naturais não retomaram suas formas anteriores. Hoje as visitas frequentes nessa região são feitas mais por aventureiros que embarcam nas trilhas ecológicas da região de Assú e do Rio Piranhas. Se este não é o seu caso, mas ainda assim deseja conhecer a região, vai encontrar muita calmaria e uma região bem rústica.

Formações Rochosas

Para quem admira formações geográficas vai ficar verdadeiramente encantado com a Lagoa de Piató. São pequenos morros moldados pela ação do vento e da água. Alguns são mais conhecidos, como é o caso do Monte do Velho Adormecido. Ele foi batizado assim pelos moradores da região porque se assemelha à um homem dormindo. É tradição para aqui para tirar uma foto.

Comunidades

Em torno da Lagoa de Piató você encontra cinco diferentes comunidades. Todos eles formam o chamado Anel da Lagoa de Piató. Tais comunidades vivem totalmente a partir das águas desse rio. Como turista você não encontrará uma infraestrutura muito grande, principalmente em relação à hospedagem.

Trilha Ecológica da Lagoa de Piató

Para os turistas mais aventureiros, desbravar a região através da trilha ecológica da Lagoa de Piató é uma programação incrível. Você não tem muita sinalização ou guias para orientar-se então antes de explorar o local é importante ter em mãos um bom mapa e um plano de ação. Estudar esta microrregião facilita sua atividade. As formações rochosas ao redor da Lagoa de Piató podem chegar até 100 metros de altura e vale muito a pena a escalada. Do alto das mesmas a vista é perfeita e você pode observar um lindo por do sol.

Lagoa de Piató: Vale muito a pena conhecer este lugar lindo
5 (100%) 6 votos

Comentários