Início Lagoas Lagoa de Extremoz: Conheça um dos principais mananciais da região

Lagoa de Extremoz: Conheça um dos principais mananciais da região

6717
COMPARTILHE:

A Lagoa de Extremoz fica no município de mesmo nome do interior do Rio Grande do Norte. Está localizada na parte do litoral leste do estado e apenas a 24 quilômetros de Natal.

Este é um dos principais mananciais do estado e vale muito a pena conhecer enquanto estiver por aqui. Se você está programando uma viagem de férias no estado, veja o que lhe espera em Extremoz e venha conhecer a região.

Depois de ler este artigo aproveite para ler também:

lagoa de extremoz

A Lagoa de Extremoz

Ao todo são 4,2 quilômetros quadrados de extensão pertencente à Lagoa de Extremoz e que suportam até 14.6 milhões de metros cúbicos de água. Devido a qualidade de suas águas, localização privilegiada e outros fatores, esta lagoa fica responsável pela grande parte do abastecimento da cidade de Natal. Cerca de 70% da população natalense, principalmente ao norte da cidade, recebe água desta lagoa.

Além do fator abastecimento, na época da colonização do Rio Grande do Norte a Lagoa de Extremoz foi bem influente, ajudando no desenvolvimento da região. A cidade de Extremoz fica na região de Ceará Mirim, onde você encontra diversas outras lagoas turísticas. Sendo assim é bem comum encontrar pacotes de passeios na capital. Aproveite-os!

Infraestrutura da Lagoa de Extremoz

A lagoa não é uma das mais movimentadas, mas conta com uma boa estrutura para receber os seus turistas. O local conta com algumas pousadas e casas de veraneio que são alugadas por temporada. Em períodos de alta estação a região fica muito mais movimentada então se você tem intenção de se hospedar por aqui, a dica é reservar com bastante antecedência.

Para aqueles que estão por Extremoz apenas com passeios turísticos, se sentirão completamente confortáveis nas barracas e nos restaurantes. É possível saborear diversos petiscos como peixes e camarões bem frescos. Aproveite também para passear de bugre pelas pequenas dunas da região, curta um passeio de jangada e de dromedários, bem populares na Lagoa de Extremoz.

São João de Extremoz

Durante o período junino, a cidade recebe muitos turistas e por aqui você encontra uma das festas de São João mais tradicionais do Rio Grande do Norte. Se estiver organizando as férias nesta mesma época, não deixe de passar pelo menos um dia na Lagoa de Extremoz e curtir a festa.

Redução da Lagoa de Extremoz

Apesar de um grande ponto turístico, a Lagoa de Extremoz vem diminuindo desde o ano de 2013. Isso foi percebido quando órgãos competentes precisaram medir a qualidade da água, já que ela abastece a cidade de Natal. Estudos informam que a estiagem da região atuando juntamente com o crescimento desordenado de Natal tem causado esse fenômeno.

Lagoa de Extremoz: Conheça um dos principais mananciais da região
4.4 (88.57%) 7 voto[s]
COMPARTILHE:

Comentários