Início Rio Grande do Norte Nísia Floresta: Patrimônios históricos e belezas naturais em RN

Nísia Floresta: Patrimônios históricos e belezas naturais em RN

6016
COMPARTILHE:

Nísia Floresta, a antiga Papari, é um município do Rio Grande do Norte desde 18 de fevereiro de 1852. O atual nome é uma homenagem a uma de suas mais ilustres moradoras, a escritora homônoma, Nísia Floresta, que foi uma das primeiras mulheres a ter artigos publicados em jornais no Brasil.

Nisia Floresta

A cidade fica a 40 km de Natal, capital do estado. Por aqui, atividades culturais, históricas e o turismo praiano se misturam. O município é repleto de belezas para todos os gostos, com praias e piscinas naturais de águas cristalinas. Essas formam uma paisagem de tirar o fôlego.

Repleta de história e prédios remanescentes da época da invasão holandesa no estado, Nísia Floresta também oferece passeios e visitas a diversos patrimônios culturais. Veja o que encontrar por aqui.

Labirinteiras dão vida ao artesanato local

Uma das atrações preferidas dos turistas que visitam Nísia Floresta é a cultura do artesanato. As mulheres do povoado de Campo de Santana produzem todas as tardes o “labirinto”, que é um tipo de renda. O trabalho é tão detalhado que uma colcha pode levar quatro meses para ficar pronta.

Esses produtos são vendidos posteriormente em feiras de artesanato da cidade. Os visitantes de Nísia Florestas tanto podem assistir as labirinteiras produzindo o material, quanto visitar as feiras e comprar as peças já prontas.

Da história também vive o município

Nísia Floresta também possui diversos prédios históricos, principalmente no estilo barroco, que datam do século XVIII. Um desses é a Igreja de Nossa Senhora do Ó, construída em 1702 por famílias portuguesas.

Vale a pena visitá-la. O altar é todo enfeitado com peças de ouro e abriga as imagens de São Benedito e de Nossa Senhora do Ó. Essas vieram ao Brasil de Portugal ainda na época da colônia. Aqui também estão expostas as roupas de sacerdotes que foram feitas ainda no século XVIII.

Natureza que encanta

Como toda boa cidade litorânea, Nísia Floresta tem diversas belezas naturais para os turistas e até mesmo os moradores apreciarem. Veja alguns exemplos:

Baobá – A árvore gigante

Próxima à Igreja Nossa Senhora do Ó, está outro ponto muito visitado da cidade, o Baobá. A árvore atinge 19 metros de altura e 13 metros de circunferência. A placa afirma que o Baobá foi plantado em 1877, mas há quem diga que ela é ainda mais antiga.

Lagoas – As mais famosas do estado

As lagoas naturais também são espetáculos a parte na cidade de Nísia Floresta. Ao todo, são 26 lagoas que chamam a atenção devido as águas transparentes e a natureza que as cerca. As lagoas de Arituba e Carcará, inclusive, oferecem uma boa infraestrutura para os turistas como quiosques e restaurantes que vendem comidas típicas do estado.

Praias – Mar tranquilo e visual paradisíaco

As praias de Nísia Floresta também são várias. As mais agitadas e que recebem mais visitantes são as de Búzios e Pirangi do Sul. Com mar propício para banho, essas também têm ótima estrutura para o lazer, como restaurantes, barracas, quiosques e espaços para jogos e tomar sol.

Nísia Floresta: Patrimônios históricos e belezas naturais em RN
4.6 (91.43%) 7 votos

Comentários