Início Gastronomia Arroz Doce: Uma receita bem tradicional e deliciosa

Arroz Doce: Uma receita bem tradicional e deliciosa

4983
COMPARTILHE:

Há registros que o arroz doce surgiu há tempos bem remotos e que era usado em cerimoniais budistas. Aqui no Brasil esta sobremesa também é muito conhecida em todas as regiões, mas no Nordeste ela ganhou um sabor a mais e passou a ser um dos pratos tradicionais do período junino.

Se você não dispensa um arroz doce bem feito e adorou aquele que comeu na sua viagem à Natal, veja mais abaixo a receita e saiba como é muito mais simples de preparar do que você imagina. Conheça também algumas curiosidades sobre o prato.

Depois de ler este artigo aproveite para ler também:

Receita de Arroz Doce
Fonte da imagem: Divulgação

Ingredientes do Arroz Doce

Para preparar o seu arroz doce, é preciso os seguintes ingredientes:

  • Arroz branco. A receita levará como base 01 (uma) xícara de chá, com arroz. Caso a quantidade que você deseja seja maior, basta aumentar os ingredientes gradativamente.
  • Meio litro de leite quente.
  • 01 (uma) lata convencional de leite condensado.
  • 04 xícaras de chá, com água em temperatura natural.

Com todos os ingredientes em mãos, basta seguir o passo a passo da receita abaixo e preparar seu arroz doce.

Como preparar o Arroz Doce

Preparar o arroz doce é bem simples. Veja o passo a passo abaixo.

  1. Cozinhe o arroz normalmente, mas sem nenhum tempero, usando apenas a água. Deixe no fogo até a água secar completamente.
  2. Após cozinhar por completo, acrescente o leite condensado com o fogo ainda aceso, mas em temperatura baixa. Mexa bem até misturar completamente.
  3. Acrescente o leite e também misture. O seu arroz doce estará no ponto quando formar uma consistência bem cremosa. Apague o fogo.
  4. Em um recipiente de vidro, de preferência, despeje o seu arroz doce já pronto e polvilhe com canela em pó, caso deseje.

Agora é só saborear essa sobremesa. Algumas pessoas preferem comer o arroz doce gelado e outras ainda quentinho. Escolha aquela que mais lhe agrada.

Curiosidades sobre o Arroz Doce

Sendo uma receita tão tradicional e antiga, com certeza muitos fatos interessantes acerca dela surgiram.  Entre eles destacam-se.

  • O arroz doce era um dos pratos padrões nas antigas festas da realeza portuguesa. Foi justamente pelo uso frequente desse prato que o termo “arroz de festa” passou a ser usado. Ele também tinha um pouco de diferença na receita, pois levava um pouco de raspa de limão.
  • Já na Índia, onde ele foi inventado, é bem comum saborear o arroz doce com frutas da região. É um dos pratos mais tradicionais para casamentos hindus.
  • Na Tailândia, o arroz doce é servido em forma de bolinhas e recebe um açúcar caramelizado como cobertura. Pode-se dizer que é uma espécie de brigadeiro de arroz branco.
  • Aqui no Brasil, as primeiras receitas de arroz doce levavam doce de leite no lugar do leite condensado. Somente quando a receita foi adotada pelos nordestinos, que mudou.

Você já experimentou arroz doce? Conta aqui o que achou!

Arroz Doce: Uma receita bem tradicional e deliciosa
4.8 (96%) 10 votos

Comentários